sábado, 1 de abril de 2017

Educação e Tecnologia

Por Mariana Machado RA 024100 30405

Resumo do texto Educação e Tecnologia de Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Cyntia Simioni França, Greisse Moser Badalotti e Juliana de Favere 

A tecnologia é compreendida pelas pessoas com o conceito de que ela somente está nos aparelhos eletrônicos, como, celulares e máquinas de mil e uma utilidades. Mas na verdade a tecnologia é o conjunto de utilização de ferramentas e técnicas usadas em cada sociedade e período. O homem constrói equipamento de sobrevivência de acordo com sua evolução. A oralidade era costume antes da escrita, abrindo possibilidades para a comunicação ser informativa pelo uso dos livros, induzindo a massa popular que não sabia ler, á aprender e mudar suas opiniões. Então, com o aparecimento de empresas e grupos modernos, surgiu a Ciência Moderna e diferentes línguas e culturas, houve á necessidade de se provocar mudanças. Lévy descreveu tipos de tecnologias: seleção natural, adaptação de acordo com a modificação do ambiente; de seleção artificial, homens criando e domesticando; a última, biotecnologia, que atua na forma de como o organismo funciona sendo manipulado. O aparecimento dessas mudanças fez o individuo pensar melhor em como agir, de se relacionar, se comunicar, passar informações de maneira mais segura um com os outros. A educação, visando que por meio dela é transmitida as outras gerações e impulsionando novas criações, onde, podemos observar que, hoje, somos informados rapidamente e podemos nos comunicar com quem está longe em segundos, isso é falado no texto como um grande avanço comunicativo da espécie humana. Assim, destacamos que o novo desenho social requer novas formas de fazer a educação. As instituições educacionais envolvem-se para fazer com que o profissional se adapte á novos métodos, como o EAD (educação a distância), cujo o papel é aprendizagem e vem se expandindo no Brasil. Conduz o aluno á construção de conhecimento e interatividade, usado para o crescimento acadêmico, apesar de haver desafios diante o contexto, por exemplo, não é todo mundo que tem acesso e não é todo mundo que usa com consciência. 


Referências bibliográficas: Educação e tecnologias / Greisse Moser Badalotti,
Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Cyntia Simioni
França, Juliana de Favere. – Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2014.


Um comentário: