sexta-feira, 31 de março de 2017

História do Pensamento Filosófico

De Mariana Machado RA:02410030405 

   Nesta aula do dia 31 de Março de 2017, falamos cronologicamente o que foi comentado durante todas as aulas com a Professora Miriam até então.
   Os poetas gregos inventaram, com uma linguagem poética e simbólica o conhecimento mítico tinha um caráter didático-pedagógico de explicar a realidade e prescritivos, de recomendação com o objetivo também de ensinar, dar lição. Como por exemplo o mito de Prometeu, Caixa de Pandora, Mito da Caverna, entre outros.   A filosofia surgiu em Mileto no século VI a.C por víeis homens livres de elites na passagem do pensamento mítico para o racional. Sem, entretanto, romper bruscamente os conhecimentos do passado. Procuravam a investigação intelectual crítica acerca das questões mais fundamentas da realidade, queriam entender logicamente e cientificamente como se originou todas as coisas.
   Os primeiros filósofos Gregos buscavam o Arché ''principio de todas as coisas''. Tales de Mileto acreditava que a origem da vida era a água e a terra repousava sobre a mesma, a partir de sua teoria, diversos filósofos pré-socráticos buscaram seus próprios caminhos para explicar a physis. Anaximandro e Anaxímenes formaram a chamada Escola Jônica e ficaram conhecidos como os physiologoi (estudiosos da physis). Era o início da filosofia e do esforço humano em compreender o espetáculo da existência a partir da racionalidade. Pensavam o mundo como algo em movimento, a água que congela e evapora, o Ápeiron (aquilo que é ilimitado e que possibilita a união e separação dos diferentes corpos) e não pode ser determinado e não é estático,o fogo que está sempre em movimento e transformando o que queima, o ar nada palpável e é impossível viver sem ele.   

    Na escola Itálica formada por Pitágoras pensou serem os números a essência das coisas, estudava matemática, geometria, álgebra, música, entre outros. Já na escola Eleática os principais filósofos Xenófanes, Parmênides e Zenão acreditavam que Deus é um, não foi feito e não se modifica. Se baseavam nas questões entre comparação do valor do conhecimento sensível de suas reflexões, resultou que o único conhecimento válido é aquele fornecido pela razão. A Escola atomística formada por Leucipo e Demócrito, afirma que o Universo é constituído de duas coisas, os átomos e o vácuo, ou seja, composto de agregados de matéria e de um vazio total.
    Sócrates separa a filosofia de preocupações vazias e do ceticismo dos sofistas, orientando-se para extrair os conceitos exatos e definições das coisas. A maior importância que ele trouxe para a filosofia ocidental foi a metodologia de ensino. O seu sistema de ensino é baseado no questionamento das verdades absolutas. Para nós pedagogos, Sócrates temos que nós basear em seu método de ensino, visando adapta-se á novos conhecimentos. O papel do educador é, então, o de ajudar o outro a caminhar nesse sentido, despertando sua cooperação para que ele consiga por si próprio "iluminar" sua inteligência e sua consciência. 


''É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima" - Sócrates


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