terça-feira, 25 de abril de 2017

Educação Ambiental



     
     Educação ambiental é um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. Dessa forma, ela não deve ser confundida com ecologia, sendo, esta, apenas um dos inúmeros aspectos relacionados à questão ambiental.
   A educação ambiental tenta despertar, em todos, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, tentando superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana, para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o início do uso do fogo e de outros instrumentos para modificar o ambiente. Com os avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
  Os problemas causados pelo crescimento populacional, urbanização, industrialização, desmatamento, erosão, poluição atmosférica, aquecimento global, destruição da camada de ozônio, dentre outros, obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Por: Bruna Gabrielle RA: 02410030835
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental

Um comentário:

  1. Educação Ambiental é um tema que deve ser tratado seriamente, pois na nossa história nunca houve uma sociedade tão alienada e destrutiva para o planeta. Se ignorarmos e não tratarmos os fatos que são visíveis, que podemos ver em vários documentários como o A Era da Estupidez, que futuro daremos para as próximas gerações? Assim como não é justo eu sofrer a polição que sofro por contas das industrias que poluem desenfreadamente, por que seria justo eu jogar ralo a baixo a água que poderia estar nos copos de inúmeras crianças na África e até mesmo no sertão do meu próprio país? Essa é uma questão para todos!

    Estéfane de Abrantes Oliveira
    R.A. 02410029389

    ResponderExcluir