POR: BRUNA GABRIELLE 02410030835
O
vídeo apresenta diversas abordagens teóricas que ajudam a entender sobre a
adolescência e a distinção com outras fases da vida. Existem fatores
indissociáveis como a carga genética que determina características do
adolescente e a dimensão sócio, histórica e cultural que é determinante a nós
enquanto sujeitos. E aspectos indissociáveis como aspectos sociais-culturais no
qual o momento histórico em que o individuo está inserido, contribuem para a
determinação de características.
A
chamada “Teoria Psicogenética” de Piaget, no qual considera que o homem não
nasce inteligente e sim vai construindo seu conhecimento (Construtivismo), através
da interação como o meio, e a partir dessas experiências, vai se construindo
mais estruturas cognitivas. Piaget destaca os princípios básicos do
desenvolvimento como o já citado construtivismo. Ele demonstra vários estágios
desse desenvolvimento, tendo destaque a fase de 11 anos em diante, no qual o
adolescente passa a tirar conclusões a partir de hipóteses e não mais apenas a
partir da realidade concreta.
Henri
Wallon um importante estudioso tem suas ideias abordadas, onde fala que o
adolescente coloca ênfase nos aspectos emocionais a partir da relação com outro
individuo e isso que promove o desenvolvimento. Para Wallon quando se inicia a
adolescência, começa o período de contradição, entre o conhecido e o que se
quer conhecer. Nesse momento o adolescente passa a expressar sentimentos com o
corpo.
A
sociedade caracteriza muito a adolescência como um período feliz, mas tenta retardar
sua entrada no mundo adulto. O adolescente passa a idealizar algo mas não o
vive porque não é permitido. Portanto, como essa falta de apoio, ele busca
proteção em outras pessoas, podendo trazer efeitos negativos, sendo o
adolescente visto como “perigoso” e isso acarreta, serem propensos a riscos
como: gravidez na adolescência, drogas, entre outras coisas maléficas a
ele.
Referencias:
Vídeo disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=EprqzzvSQ94 - Psicologia do Desenvolvimento - Aula 17 - Adolescência: Contextualização e problematização

Nenhum comentário:
Postar um comentário