quarta-feira, 5 de abril de 2017

Historia do pensamento filosófico




                          POR: BRUNA GABRIELLE 02410030835

  
Na aula do dia 31, fizemos cartazes para resumir cronologicamente o conteúdo já estudado. No qual foram abordados vários assuntos, como: 
  O conhecimento mítico é um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de narrativas de caráter didático pedagógico. Depois da explicação de mito na Grécia sugira a explicação filosófica. E então a filosofia surge promovendo a passagem do saber mítico para o pensamento racional, sem romper, entretanto com os conhecimentos do passado. 
 Os primeiros filósofos Gregos buscavam explicar o Arché (Princípio de todas as coisas). Os principais filósofos foram Tales de Mileto (Acreditava que o principio era a água), Anaximandro (Acreditava que o ápeiron, uma substancia indefinida, era o principio) e Anaxímenes (Acreditando ser o ar o principio de tudo).
    Sócrates separa a filosofia de preocupações vazias e do ceticismo dos sofistas, orientando-se para extrair os conceitos exatos e definições das coisas. A maior importância que ele trouxe para a filosofia ocidental foi sua metodologia de ensino. O seu sistema de ensino é baseado no questionamento das verdades absolutas. Uma frase bastante interessante de Sócrates é “Só sei que nada sei” que significa que não é possível saber algo com a certeza absoluta, o conhecimento é muito amplo e mesmo que tentemos saber de tudo, não conseguiríamos, sempre teria algo que não saberíamos, portanto sabemos que nada sabemos, mesmo tentando sempre saber mais. 




Um comentário: